5 Coisas que Aprendi na Quarentena

Quem suspeitava que teríamos um ano tão louco? Isso porque ainda faltam seis meses para acabar.

Minha primeira reação foi achar que a pandemia não chegaria no Brasil ou que não nos afetaria, mas afetou: ficamos de quarentena. O estúdio ficou fechado por mais de dois meses, foram vinte e poucos ensaios e seis eventos que foram cancelados ou adiados durante este período.

Como resultado fiquei sem trabalhar com fotografia e veio logo o questionamento: o que faço agora? Resolvi manter a rotina e estudar, tanto estudar fotografia como administração para tocar o estúdio e também outras áreas que eu tinha interesse como cinema, meditação e música.

Nem todos os dias foram bons e nem todos os dias foram construtivos, mas aprendi algumas coisas que gostaria de compartilhar.

1. A saúde é o bem mais precioso

O tema mais em pauta dos últimos tempos, mas que é uma verdade óbvia e que nem todos querem acreditar. Entretanto, durante esse período, tive pessoas próximas que tiveram sua saúde física e mental comprometidas, sendo que isso não afeta apenas a pessoa doente, mas todos ao seu redor. Então nada adianta termos tudo se não tivermos condições de desfrutar isso.

Temos que cuidar da saúde física e mental, um bom descanso não faz mal a ninguém

2. Ter mais disciplina

Eu já estava acostumado a trabalhar em casa, mas sem fotos para editar, sem nem sequer expectativa de quando poderia voltar a fotografar, foi difícil me manter ativo. Motivação não funcionava, mas quando eu comecei a me disciplinar, voltando a ter horário para as atividades e me forçando a levantar cedo todos os dias, consegui voltar a ser produtivo e me senti melhor com isso.

Tirar um tempo para ler e estudar me ajudaram muito nesse período

3. Preciso me comunicar mais!

Sempre fui uma pessoa com pouca aptidão para redes sociais, sempre me dei melhor com contatos presenciais, olhando os olhos das pessoas. Mas no nosso novo normal, quanto menos contato melhor, então tenho que me adaptar. Comecei a ver maneiras de interagir melhor nas redes sociais e comecei a escrever este blog, para ter um canal de comunicação a mais com você.

Agora escrevo mais para o blog e já separei mais tempo para o instagram

4. Fotos são mais importantes do que nunca

Eu já sabia a importância da fotografia, mas durante a quarentena eu vi que mais pessoas se deram conta disso. Eu inclusive escrevi uma legenda em uma das minhas postagens e acho que cabe replicá-la aqui.

“A quarentena fez todo mundo reviver fotos antigas, nos deixou nostálgicos. Isso mostra o quanto é importante termos fotos que registrem nossas fases da vida.

Faz bem para o coração revisitar nosso passado. Faz bem para a mente ver como a gente muda a nossa vida. Faz bem entender o tanto que crescemos e perceber o quanto nós já vivemos.

Sou grato pela fotografia ter me dado uma máquina do tempo onde eu consigo congelar para a eternidade a beleza, o sorriso, a alegria, a magia de estarmos vivo.”

Onde você guarda suas fotos favoritas?

5. Precisamos de experiências!

Estamos a tanto tempo em casa, sem ir para restaurantes, cinemas, bares, festas, shows…enfim. Precisamos sair e ter experiências novas! E é tão difícil ter experiências novas sem contato, em um ambiente seguro. A solução que eu achei foi ter aula on-line para aprender algo novo e fazer fotos minhas e minhas com Andréa no projeto CineFoto em casa. Sem dúvida este é outro ponto em que agradeço a fotografia. Uma sessão de fotos nunca é apenas aquele produto final que vemos no feed do instagram, mas é também uma história, uma experiência, a lembrança de uma tarde divertida que vivemos ou de um dia que nos arrumamos como uma modelo e nos sentimos estonteante, enfim, sempre é mais do que fotos.

Ensaio na Praia do Araçagy com a linda Psicóloga Safira Marques

Por fim, é um período que aparentemente está passando e onde podemos aprender muita coisa, contudo, ainda precisamos ainda tomar todos os cuidados possíveis, pelas determinações dos órgãos competentes, já posso voltar a trabalhar, mas decidi que seria melhor atender apenas depois do dia 08/06/2020 e fazer menos serviços, para garantir toda higiene e limpeza necessária, me adaptando assim ao momento que vivemos.

Se você gostou deste texto, convido a conhecer mais o blog, separei três matérias para você:

Deixe um comentário