O Que é um Ensaio Boudoir?

Se imagine agora: você está no século XVIII, na cidade de Paris. Obviamente pertence a alta classe, talvez uma duquesa, talvez uma princesa, como tal, tem uma casa imensa e cheia de cômodos. Você acabou de tomar seu banho e precisa se arrumar para o baile que terá hoje a noite. Você pede para sua ama separar seus corseletes, seus vestidos de renda e joias. Claro que não você não vai se arrumar no quarto, você tem um closet só para isso! Na verdade mais do que um closet, você tem um BOUDOIR!

Conceito

Boudoir (se pronuncia bouduá) era isso: um quarto construído exclusivamente para as mulheres da época se vestirem, cuidarem da sua beleza, relaxarem e conversarem com as amigas mais próximas.

Onde a fotografia entra nisso?

A fotografia pegou este termo emprestado para indicar um novo estilo , um estilo de fotos íntima feminina. Os primeiros registros que temos é de 1920 com as sex symbols americanas. As fotos eram feitas em luxuosas suítes de hotel ou em lindos cenários montados em estúdios fotográficos, usando peças íntimas de lingerie, penteadeiras, objetos pessoais, etc. Agora imaginem o quão empoderadas eram essas mulheres para superar a timidez e o medo de julgamento da sociedade e fotografar de lingerie na década de 20!

Mas logo virou moda esse estilo e foi aderido não só pelas mulheres, mas por casais e homens também!

De lá pra cá muitas coisas mudaram (é só ver as roupas e os cenários), mas a principal característica se manteve: mostrar um lado mais íntimo, aquela beleza que muitas vezes fica guardada a sete chaves e que você só mostra para quem você confia.

Boudoir tem que ter nudez? Qual a diferença do Boudoir para o sensual?

Estas são duas das perguntas que eu mais escuto. Durante o ensaio algumas partes do corpo podem estar descobertas, mas a nudez não é uma regra e, quando aparece, está muito mais implícita do que explícita.

Sobre a diferença entre sensual e boudoir é um pouco mais difícil, pois o conceito de sensualidade varia para cada pessoa, o que para uns é muito ousado, para outros pode ser super normal. Outro ponto que é importante frisar é que a sensualidade vai muito além da quantidade de pele amostra, uma mulher vestida pode ser muito mais sensual do que uma mulher de lingerie dependendo do contexto.

A sensualidade pode estar no sorriso

Mas respondendo à pergunta diretamente, o ensaio sensual tende a ser mais ousado, com mais exposição e algumas vezes propositalmente sugestivo. O ensaio boudoir eu sempre tento fazer mais romântico, com ênfase na beleza, nos detalhes, com movimentações mais naturais e suaves.

Para não ter dúvidas, durante a entrevista que faço com modelos antes do ensaio, sempre coletamos referências juntos e conversamos bastante para saber quais os rumos que o ensaio deve tomar e o que combina mais com cada um.

Para quem é este ensaio?

Por muito tempo se disseminou a ideia de que um ensaio boudoir era para as noivas presentearem seus maridos. Não concordamos! Primeiro porque a pessoa que deve ser presenteada com este tipo de ensaio é você mesma, depois que o ensaio é para qualquer mulher independente do status de relacionamento.

E a última frase responde à pergunta do tópico: ensaio boudoir é para qualquer mulher e em qualquer momento da vida.

Todas as mulheres merecem se ver retratas de uma forma que suas belezas sejam valorizadas. É uma experiência incrível, que dar um up na autoestima, ajuda a registrar uma fase da vida e permite se ver linda através do olhar da fotografia. E se no final você quiser presentear alguém com essas fotos, este alguém vai ser um privilegiado sim!

BÔNUS – Que tal viver esta experiência?

Se você gostou deste estilo de fotografia, separei mais três matérias para você, sendo a primeira o projeto de fotografia boudoir que temos aqui no estúdio :

3 comentários em “O Que é um Ensaio Boudoir?

Deixe um comentário