Quem trabalha com fotografia sempre é visto como uma pessoa criativa e com soluções rápidas. Mas diferente do que muitos pensam, criatividade não é um dom, é uma habilidade que a gente pode desenvolver e aprimorar. Mesmo as pessoas consideradas criativas devem continuar exercendo esta habilidade.
Trago três exercícios que sempre realizo e, embora exija bastante de nós, tem ótimos resultados. Se for a primeira vez, recomendo que faça na ordem proposta. Então vamos lá!
1. Copiando os Mestres
Quando somos crianças, aprendemos a falar imitando os sons que escutamos. Na linguagem chamada fotografia, não é diferente, quando não fazemos isso conscientemente, fazemos sem nos dar conta. A ideia deste exercício é fazer duas fotografias.
Primeiro vamos buscar uma referência, uma foto de um artista que admiramos. Logo em seguida vamos tentar reproduzir esta foto o mais fiel possível. Qual lente que ele usou? O quão distante ele tava do objeto? Qual a abertura? Ele estava mais alto ou mais baixo do que o modelo? Quais cores tem na foto? Vão aparecer inúmeros perguntas que você terá que responder para chegar no seu objetivo de copiar o mais fiel possível a sua referência.
Já temos a primeira foto pronto, a segunda vai depender da primeira. Agora que você já sabe como aquela foto foi feita, o que poderia mudar na foto? Dar uma nova vida? A segunda parte do exercício é fazer uma releitura com a tua pegada para criar a segunda foto.
2. Esgotamento
Para este exercício você precisa se trancar em um quarto, leve apenas sua câmera, nada de celular, computador, televisão, revista, etc. Você vai ficar 1 hora trancado neste quarto fazendo todas as fotos que tua imaginação permitir, mas tem que vir tudo da sua mente, por isso não pode usar a internet.
No começo o exercício é divertido, logo as ideias vão acabando e parece entendiante, mas se você continuar, vai perceber que novas ideias vão vir, novos estilos, experimentos e você vai ter fotos que nunca imaginaria.
E aquele branco que dar na hora do ensaio vai diminuir consideravelmente.
3. Câmera de Filme
Para este exercício, você deve simular uma câmera analógica. Para isso você vai fotografar em JPG, sempre no modo manual e se você usa uma lente zoom, neste exercício você terá que escolher apenas uma distância focal para fazer todas as fotos. Outro ponto importante é desativar o modo de visualização da foto, você só poderá ver as fotos quando acabar o exercício. Tenha um caderno em mão e antes de cada foto, faça um registro explicando quais suas intenções quando fez aquela imagem.
Você terá 12 fotos.
Se no exercício anterior você fez centenas de foto, este exercício serve justamente para o contrário: desacelerar. Como você só tem 12 fotos, terá que planejar cada foto para não desperdiçar nenhuma e isso abrirá seus horizontes.
Depois de fazer as 12 fotos, o ideal seria imprimir todas e as ver apenas no papel. Mas se você tiver na quarentena, olhe na tela do computador e leia suas anotações, veja se cumpriu com suas intenções e onde poderias ter melhorado.
A fotografia é feita de muito estudo e prática e esses exercícios me ajudam bastante. Espero que ajude vocês também e qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. =)
