Observo em muitos fotógrafos no instagram que utilizam bastante edição em suas imagens duas características marcantes: tratamento de pele e tratamento de cor. O tratamento de cor é baseado em uma regra simples que se aplicarmos na hora da captura da imagem, já estaremos dando um salto de qualidade em nossa fotografia. Mas antes de entrarmos em detalhes das regras, é bacana revisarmos um pouco de teoria das cores.
INTRODUÇÃO A CORES
Colocando as cores primárias, secundárias e terciárias em um círculo teremos a roda de cores (ou círculo cromático) que serve como referência para combinações de cores, seja na moda, na arquitetura, design ou na nossa querida fotografia.

No caso da figura acima, além das cores, temos diversos níveis de saturação e luminosidade, o que nos ajuda como referência também.
Através desta imagem, podemos fazer várias combinações que geram harmonia ao leitor da imagem:
- Cores Complementares – Combinações de cores opostas no círculo cromático, como o laranja e ciano muito usado em filmes de ação ou o verde e rosa da mangueira;
- Cores Análogas – Combinação de cores vizinhas no círculo, como amarelo, amarelo alaranjado e amarelo esverdeado, não tem tanto contraste quanto a combinação anterior, por isso, geralmente, transmite uma sensação de calma;
- Monocromático – Utiliza apenas uma cor na roda de cores, variando a saturação e luminosidade, assim gerando diversos tons da mesma cor;
- Tríades – Usa de três cores com a mesma distâncias entre si, como azul, amarelo e vermelho. Dar um efeito moderno, combinando contraste e equilíbrio.
- Triângulo em fenda – Está é uma variação da combinação de cores complementares. Neste caso, você escolhe uma cor primária e duas cores complementares (tons que se encontram os dois diametralmente opostos a cor primária).
- Outras – Há combinações com quatro e mais cores, geralmente obedecendo pontos equidistantes no círculo, mas quanto mais cores inseridas, mais complexa fica fazer a combinação;
- Branco e Preto – São cores universais que geralmente se dão bem com todas as outras;

COMO USAR ISTO NA FOTOGRAFIA
São muitas combinações, a principio o ideal é entender a combinação complementar e análoga, são as duas mais utilizadas na fotografia e no cinema (basta buscar: teal and orange). Nos principais cursos de edição de imagem usa as cores complementares e ao fazer a edição tenta neutralizar as cores sobressalientes fazendo com que a imagem tenham este perfil de cores harmônicas.
Depois dessa mega introdução, vamos ao que interessa:
REGRA DAS TRÊS CORES
O nome já é auto explicativo: deixe apenas três cores predominantes na sua fotografia. Quando saímos para fotografar nos deparamos com um mundo cheio de objetos de diversas formas e cores, este excesso de informação, muitas vezes, prejudica o entendimento da imagem e distrai a atenção do seu assunto.

Antes de fotografar, olhe o cenário e procure por uma área com poucas cores e comece por lá. Isto vai manter a comunicação limpa e atrair a atenção para a pessoa que você está fotografando
EXEMPLOS








Agora eu convido a todos a ver as fotos das pessoas que vocês admiram e olhe a quantidade de cores que elas usam e como fazem a combinação delas, depois revisitem seus portfólios e vejam como usaram as cores e no que poderia melhorar.
Qualquer dúvida e sugestão, deixe no comentário.

Um comentário em “Regra das 3 cores – simplificando para melhorar”