A maioria das pessoas que começam na fotografia, começam por conta própria e inevitavelmente bate a insegurança por não saber se o que está fazendo está correto ou é a melhor maneira de se fazer. No meu começo, minhas dúvidas não eram nem tanto nas questões técnicas da fotografia e sim se eu estava com um bom tempo de ensaio, se eu estava tirando poucas ou muitas fotos, se a entrega era a ideal, quantos looks usar no ensaio, etc.
Essas dúvidas só são respondidas com a experiência própria e conversando com quem está na elite do mercado (por favor, não se baseie por quem está por baixo), não sei se me guiar por números se deve ao fato de eu ter estudado na área de exatas a vida toda, porém como eram questões pertinentes a mim, talvez seja para você e quero trazer a minha experiência que estou há quase uma década no mercado e já pude fazer workshop e mentorias com os principais nomes da fotografia brasileira.
Como em tudo na vida, a resposta mais coerente é DEPENDE, não existe certo ou errado, mas talvez as informações que eu trago te deem um norte ou ajude você refletir sobre como está trabalhando atualmente.
- Quanto tempo dura um ensaio?
O tempo do ensaio está muito atrelado com a quantidade de fotos que pretendo entregar e se vai ser externo ou em estúdio. Ensaios em estúdio são sempre mais rápidos, já que o cenário e a luz já estão prontos, então geralmente gasto 20 min por look, mas na hora de oferecer o ensaio, já contabilizo o tempo que a pessoa vai levar para se produzir e também escolher as fotos depois do ensaio. Então geralmente digo que é 45 min para um look e 1h30min para três looks (se não houver escolha de foto no estúdio, reduzo em 25% este tempo).
A mesma lógica segue para o ensaio externo, tenho a opção de mini-ensaio, com a quantidade de fotos menor, só um lugar e um look, esta dura em média 60 min. O ensaio completo são duas locações e dois ou três looks, este já levo 3 horas. Levo sempre em consideração que a maioria das pessoas se atrasam ao menos 15 min e eu vou ter um tempo da troca de roupa, que em locais externos é mais demorado já que tem que achar um bar ou restaurante que tenha banheiro e também o tempo de deslocamento entre um local e outro. Acredito que devemos passar mais tempo fotografando do que nos deslocando para o lugar, as vezes este tempo no carro quebre o clima do ensaio, por isso sempre aconselho os clientes a escolherem locações não tão distantes entre si.
- Quantos looks por sessão?
Já introduzir a resposta desta pergunta na resposta anterior, mas aqui irei justificar. O cliente sempre quer levar o maior número de roupas possível, quando você vende foto a foto, quanto mais looks, maior a chance dela comprar mais fotos, ao menos uma com cada look, quando você vende por pacote fechado, eu prefiro focar na experiência de um dia legal e trocar de roupa numa sessão externa é sempre um perrengue. De um local para outro é padrão a troca de look para se adequar ao ambiente novo e durante os locais eu geralmente recomendo uma troca no máximo, ou seja, um ou dois looks por lugar. É importante também levar em consideração o tempo das trocas, a pessoa vai ter que procurar um bar ou restaurante próximo, pedir para o gerente ou tem que ir para o carro, se for casal é mais demorado ainda, então já saiba que cada look a mais é uma pausa de 10 a 20 min no ensaio.
- Quantos locais por ensaio?
A resposta para esta pergunta é a junção das duas anteriores kkkkk. Para o cliente, quanto mais, sempre melhor. Mas não necessariamente mais lugares quer dizer mais fotos boas, sempre deixo claro para as pessoas que o mais importante das fotos são elas, o lugar é só um complemento. Além de que para fotógrafo uma porta já é um baita fundo, depois olha uma planta e já imagina uma composição, um só lugar já te apresenta várias possibilidades. Outro ponto negativa de se ter várias locações é o deslocamento, em um ensaio ano passado, combinei com o casal que íamos fazer fotos em um sítio e logo em seguida na praia que ficava a 20min de carro. Acabamos as fotos na primeira locação e fomos para a praia para pegar o entardecer, mas havia um acidente na avenida de acesso a praia, o trajeto de 20min durou 60min e perdemos o céu alaranjado que o casal tanto queria e fizemos fotos na praia já a noite com o uso de flash. Embora as fotos tenham ficada boas, o casal escolheu mais da primeira locação, já que da segunda a expectativa era pegar o por do sol e não rolou. De praxe, eu sempre escolho duas locações que não tenham mais do que 30min de deslocamento entre elas.
- Quantas fotos devo tirar?
Eu me guio muito por quantas fotos eu quero entregar ao cliente, nas minhas contas eu geralmente mostro 60% das fotos, 30% eu sei que tem um potencial de venda grande, 10% a pessoa vai comprar com certeza e 3% eu colocaria no meu portfólio impresso ou no instagram. Simplificando, se eu vendi um pacote de 10 fotos para a pessoa, eu faço pelo menos 100 fotos das quais eu vou ter certeza que 10 ela vai adorar. Este é meu primeiro parâmetro.
Mas como eu sou fotógrafo porque gosto, sempre tiro o máximo possível, lembrando que quantidade não é qualidade, então sempre mostro uma variação de poses e ângulos para conseguir um material com qualidade e opção variadas. Hoje, em média, eu faço 200 fotos por hora. Ontem eu convidei minha namorada para fazer fotos dela no fim da minha rua que tem lindas árvores, começamos 18:05 e terminamos 18:40 e foram 173 fotos. Como já tenho intimidade com ela, foi fácil desenrolar e fazer render, mas também pude experimentar bastante e sei que dessas fotos vou tirar mais do que as 5 fotos que eram meu objetivo no começo.

Todavia, quem vende foto a foto, costuma fazer até mais fotos, conheço fotógrafos que em busca de aumentar seu ticket médio, fazem em média 1000 fotos por ensaio. Esses número que trago é para ensaios, em evento é comum ter números maiores, em casamento por exemplo, eu minha equipe tiramos em média 4000 fotos e entregamos 600.
- Qual melhor horário de fazer um ensaio?
Melhor horário não existe, mas o mais fácil é perto da hora dourado ou no amanhecer ou no entardecer, como eu trabalho mais com mulheres e sei que maquiagem leva tempo e começar a fotografar as 06 da manhã é difícil para a maioria, sempre marco das 15:30 às 18:30h e assim pego a luz mais dura do meio de tarde, a luz suave do fim de tarde e o começo da noite onde eu posso usar flashes e leds.
Lembrando que esta é uma realidade de quem mora perto da linha do equador, os horários do sol variam de acordo com a cidade que a pessoa vai fazer o ensaio. Além do mais, com o conhecimento e ajuda necessária, é possível fotografar em qualquer horário.
- Preciso de um assistente para fazer um ensaio?
Não, mas é bom sempre ter. É possível fazer um ensaio todo sozinho, mas eu consigo trabalhar melhor quando eu tenho ajuda, às vezes para segurar um rebatedor, ou a mochila com os outros looks da modelo, como em São Luís tem muito vento, é sempre melhor ter alguem segurando o flash e o modificador.
O assistente também ajuda dando sugestões de poses e lugares que podem ser aproveitados durante a sessão. Quando o ensaio é de casal, tanto faz ser um homem ou uma mulher, mas quando o ensaio é feminino eu sempre opto por assistente mulheres que geralmente deixam a modelo mais confortável, ajudam a opinar sobre o look e a maquiagem (por mais que eu entenda do assunto, já percebi que uma opinião feminina dar mais confiança kkkkk) e a ajeitar a modelo caso precise (já expliquei em outro post a regar de não tocar na pessoa fotografada).

Ahhhhh é sempre bom alguém pra fazer os stories durante a sessão.
- Devo levar acessórios?
Podem ser cafonas, mas sempre ajudam na hora que as ideias começam a desaparecer. Tenho sempre coisas na minha bolsa:
- Pisca-pisca;
- Lanterna;
- Primas de vidro;
- Bolhinhas de sabão;
- Um chapéu;
- Um lenço;
Estes são os itens que tenho atualmente, mas há várias outras coisas que você pode levar pra te ajudar a tirar aquele coelho da cartola, já vi fotógrafo até com um ralador (em um próximo post eu explico como usa um na fotografia kkkkk).
Acredito que dessas perguntas, a quantidade de fotos era o que mais me intrigava, no começo eu tirava poucas por que tinha poucas ideias e referências, conforme eu fui estudando, esse número foi aumentando e depois eu percebi que o dedo estava muito nervoso, que eu precisava pensar mais antes de fazer as fotos, reduzir drasticamente a quantidade de clicks e hoje eu estou em um espaço que me sinto bastante confortável e seguro. Estas dúvidas me acompanharam e talvez sejam suas também, se tem alguma dúvida ou sugestão de pauta, deixa aí no comentário ou me manda aquela mensagem no whatsapp.
Alguma dúvida ou sugestão? Deixe nos comentários!! =)
