9 Dicas de Direção de Modelo

Minha primeira grande dificuldade quando eu comecei a fotografar, a modelo vira pra mim e pergunta: “E agora, o que que eu faço?”

Com o passar do tempo eu fui observando o que funcionava nos meus ensaios, conversei com outros fotógrafos e fiz workshops que me ajudaram a não travar quando escuta esta pergunta e a conduzir o ensaio da melhor maneira possível. Resumi este aprendizado em uma lista de conselhos que devem te ajudar nessa caminhada.

  • TENHA REFERÊNCIAS

O primeiro passo para a boa direção é ter uma ideia na cabeça, para isso tenha boas referências, seja de outros fotógrafos, de filmes, séries, pinturas, etc. Já ter uma ideia elaborada na cabeça vai ajudar na hora de escolher local, roupa, pose… não precisa necessariamente copiar o trabalho de outra pessoa, mas usar como ponto de partido ajuda consideravelmente. Suba no ombro de gigantes para olhar mais longe.

  • CONHEÇA A LOCAÇÃO DOS ENSAIOS

Caso você não conheça o local onde a sessão vai ser realizada, visite lá antes, de preferência no mesmo horário que a sessão vai ocorrer. Perceba onde a luz se posiciona melhor, busque linhas, molduras e todos os objetos de composição que posam te ajudar a criar uma boa foto. Fazendo essa visita, você já terá um roteiro em mente (ou no papel) dos pontos em que a sessão vai ocorrer e mostrar que já conhece o local, passa segurança para o cliente.

Junte as duas dicas anteriores e busque referências de locais parecidos com o que você vai fotografar e quando as ideias não vierem, puxa o celular e abra aquela pasta que você fez antes “Fotos sentadas no gramado”. Mas não vale ficar o tempo todo no celular, é só uma cola para as horas de aperreio.

  • DEIXE A LUZ TE GUIAR

O ponto de partida da pose é virar a modelo para onde a luz a favoreça mais, fazendo isso, você já tem metade da pose feita.

A modelo estava de costa para o sol, mas de frente para uma enorme parede branca que me serviu de rebatedor
  • APRENDA A POSAR

Decore três poses a cada ensaio, sempre que a modelo não souber mais o que fazer, ensine ela uma dessas poses. Mas ao mesmo tempo aprenda como elas funcionam e o que vai favorecer mais cada biotipo, um ótimo começo para este aprendizado é o livro Poses Perfeitas de Roberto Valenzuela.

  • QUANDO NÃO ESTIVER FOTOGRAFANDO, ESTEJA FALANDO

É muito difícil estar na frente da câmera, então o fotógrafo tem que passar total confiança para a modelo, para isso tem que ter comunicação. Quando abaixar a câmera, não deixe o silêncio reinar, fale sobre o local, sobre o tempo, pergunte como ela está se sentindo, se quer uma água, SE COMUNIQUE!

  • ELOGIE

Reforçando a dica anterior, elogie a modelo e mostre as melhores fotos, isto da confiança a ela e aumenta a sua autoridade, quando você propor algo diferente, ela já vai topar porque viu que o trabalho de vocês dois está indo bem. Mas SEMPRE, SEMPRE ELOGIE COM RESPEITO!

Sorriso espontâneo depois de dizer que o cabelo dela estava lindo
  • NUNCA TOQUE NA MODELO

Não há argumento para justificar tocar na modelo. Se há algo no cabelo ou cabelo está bagunçado, peça para ela arrumar ou cabeleireira ou o maquiador ou a pessoa que está acompanhando a modelo. Mas o fotógrafo não deve tocar em modelos. Se ela não fez a pose como você imaginou é porque você não conseguiu se expressar corretamente, então em vez de ir lá e posicionar ela, pense em maneiras de explicar melhor o que você está pensando.

  • NÃO TENHA MEDO DE INOVAR

Tire um tempo no final da sessão para tentar algo diferente e novo, explique a pessoa que você está só fazendo testes, o arquivo é digital, se não ficar bom é só apagar, mas aproveite para usar uma técnica nova, tentar ângulos diferentes, poses incomuns, CRIE!!

Flash na 2ª Cortina
  • OBSERVE OS DETALHES

As vezes nos focamos tanto na modelo que deixamos passar por despercebido alguns detalhes. E tudo que não foi resolvido na hora, você terá que resolver na pós produção e eu te garanto: resolver na hora é sempre mais rápido. Então fique atento para algum objeto na cena que não combina, se há algum letreiro distraindo a cena, onde estão os cortes, onde está a linha do horizonte em relação a modelo, se tem uma etiqueta aparecendo, etc. O que puder ser resolvido antes de clicar, resolva. (Contribuição do nosso leitor Fabrício)

Jogo dos 3 erros

Esta é uma introdução sobre o tema, no futuro penso em fazer algo específico para cada segmento, mas se ficou alguma dúvida ou tem sugestão, deixe no comentário. =)

3 comentários em “9 Dicas de Direção de Modelo

    1. Fico feliz que tenha gostado do texto. O livro é muito bom e explica o porquê de cada parte da pose e me ajudou muito a mentalizar essa parte da fotografia. Os dois primeiros erros estão corretos, o terceiro é a planta do pé que estava um pouquinho escuro e eu dei uma clareada pra dar um aspecto mais agradável. Obrigado pelo feedback e até o próximo texto!!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário