Expondo para a direita – Como reduzir o ruído das fotos

Cada câmera tem suas peculiaridades, então antes de aceitar qualquer coisa como verdade, é de vital importância que você teste!!

Desde quando comecei a fotografar, escutei a teoria de expor para a direita, nunca usei, sempre achei ideal expor corretamente. A teoria afirma que é mais fácil escurecer as sombras do que clarear, reduzindo assim a quantidade de ruído na imagem, ou seja, o ideal é expor o máximo a direita do histograma, o mais claro possível, sem estourar e depois baixar alguns pontos na edição.

No ano passado eu vi um vídeo de um fotógrafo espanhol que testava e mostrava que o ideal era expor corretamente, mas logo em seguida eu fiz dois workshop e quando perguntava, um afirmava que preferia fotografar subexposto e clarear e o outro disse o contrário. Cabia a mim testar.

Importante esclarecer que uso uma Canon 6D, fiz as fotos na minha mesa de um boneco de metal, todas utilizando tripé, variando a velocidade, nenhuma foto ficou estourada nem no branco, nem no preto. Fiz 5 fotos, 0EV, +1Ev, +2EV, -1EV, -2EV:

Minha primeira surpresa foi a descarregar as fotos, quanto mais clara a foto, mais informação ela tinha.

O tamanho de um arquivo que não tinha nenhuma variação de cor, já era um indício do seu poder de recuperação. Logo em seguida através do Lightroom, ajustei todas as fotos para ficarem com a mesma exposição:

Ao dar zoom na área das sombras, me veio a confirmação: na foto superexposta eu tive menos ruído do que na foto corretamente exposta e nas fotos subexpostas, incluisive na foto -2EV eu obtive mais ruído, perca de contraste e uma leve alteração nas cores. Confira:

0 EV Sem Correção
+ 1EV Corrigido
+ 2EV Corrigido
– 1EV Corrigido
– 2EV Corrigido

No dia-a-dia, pra quem produz retratos, trabalho com luz controlada em estúdio ou faz fotos para internet, não é um fator que traga tanta diferença na foto. Este é um recurso que pode ser mais útil para quem faz eventos ou fotojornalista. Mesmo assim é importante entender o seu equipamento, como ele funciona e testar na sua câmera, para saber se terá o mesmo efeito também.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe no comentário. =)

Deixe um comentário