O que é EV? – Valor de exposição

Nos textos anteriores sobre Sistema de Zonas e Correlação entre ISO, Velocidade e Abertura (assim como em outros textos) eu comecei a falar bastante sobre EV – Valor de Exposição. Neste texto resolvi explicar ponto a ponto sua origem e utilização.

O Valor de Exposição é uma unidade de medida, assim como metro, quilo, minutos. Ela foi criada em meados da década de 60 para os fotômetros e depois foi incorporada as câmeras. Ela mede a luz para fotografia e com ela se foi capaz relacionar a abertura e a velocidade (já que na época o ISO era fixo).

Foi-se então estabelecido que o marco inicial – ponto 0 EV-, seria com ISO 100, velocidade 1s e abertura f/1.0. Cada vez que a quantidade de luz dobrasse seria considera um ponto a mais, da mesma maneira que a cada vez que a quantidade de luz reduzisse pela metade seria considerado um ponto a menos.

A escala de abertura do diafragma se trabalha a cada dobro da quantidade de luz:

1.0 – 1.4 – 2.0 – 2.8 – 4.0 – 5.6 – 8.0 – 11 – 16 – 22

Sendo assim, a cada mudança de diafragma desses números, você tá dobrando ou dividindo por dois a quantidade de luz que chega ao sensor, ou seja, cada mudança é um ponto de EV. Nas câmeras há outros números de abertura, pode acontecer por as câmeras terem recurso de alterar o diafragma (e velocidade) por 1/3 de EV.

A velocidade segue o mesmo raciocínio:

(…) 1/30 – 1/60 – 1/125 – 1/250 – 1/500- 1/1000 – 1/2000 – 1/4000

Com base nessas escalas e com o conceito de EV 0, podemos fazer uma tabela com todos os valores de EV com ISO 100.

Não só se altera o EV apenas com a velocidade, abertura e ISO, mas também alterando a quantidade de luz na cena, através de flash, lâmpadas, led, etc. e da distância deles para o sujeito. Mas isso fica para outro artigo.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentário!! 🙂

Deixe um comentário