A fotografia Boudoir é um gênero lindíssimo. Quando faço um ensaio deste tipo, tento trazer muito de sua personalidade e explorar bastante sua feminilidade e sensualidade. Acho importante aclarar que meu conceito de sensual não está relacionado com nudez, com exposição, acredito que a sensualidade está mais ligada ao insinuar, provocar. Sempre tento dar minha visão a pessoa que vou fotografar e também saber o seu lado, para que as expectativas se alinhem e tenhamos o melhor resultado possível.
Hoje vou falar do ensaio de Patrícia Reis, foi feito no Hotel Portas da Amazônia, um local com a decoração linda, quartos grandes, mas se tratando de iluminação para fotografia (para meu estilo) tinha algumas desvantagens, como as janelas são bem afastadas e o piso e o teto são de madeira escura o que diminuem a quantidade de luz na cena.

Patrícia é uma mulher com atitude, já havíamos feito trabalhos antes juntos, então nos entendíamos bem. A sessão começou na metade da tarde, por volta das 16h a luz estava quase entrando diretamente pela janela. Fizemos várias fotos, explorando todos os espaços do quarto, mas eu estava sentindo falta de uma foto mais UAU. Decidimos então ir ao encontro da luz: usar a janela.
Posicionei ela atrás da parte da cortina translúcida, mas usando apenas luz natural, eu teria só duas opções:
- Ou deixar ela bem exposta com o fundo branco;
- Ou ter o céu bem exposto e usar apenas a silhueta dela como eu explico no outro post;
Não queria nenhuma das duas alternativas, o sensual tá muito no insinuar, como escrevi no começo, então eu queria mostrar que era ela, mostrar que ela estava de lingerie e também ter as cores daquele céu de vim de tarde. A alternativa que se apresentou para mim então foi posicionar meu octabox de 80 cm a direita da modelo e compensar a iluminação, mas mesmo assim sem mostrar demais, transformando a foto em uma foto clara de estúdio. O esquema de iluminação ficou esse:

A pose que encontramos foi o ideal pra dar completar a foto, já que transmite toda a sensualidade que o ensaio pedia. O resultado então foi esse

Qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar no comentário 😉
