Manual da Silhueta Perfeita

Á silhueta é um antigo recurso da fotografia que encanta todos até hoje. Eu converso com muita gente com pouca experiência no mundo fotográfico e que tem dificuldade com este tema. Resolvi criar este post em cima de uma imagem que fiz na praia e mostrar que embora seja uma técnica simples, há vários pontos que precisam ser observados para que a imagem tenha mais força ainda.

O primeiro passo da fotografia é sempre ter um conceito em mente, para isso é necessário a busca por referências, numa pesquisa rápida no Pinterest já observamos as características básicas da silhueta:

  • É possível identificar quem é a personagem apenas por sua sombra e;
  • Temos um fundo neutro;

Podemos mostrar aqui alguns exemplos:

Apesar das imagens possuírem apenas o branco e o preto (sem nenhum tom de cinza) podemos definir claramente quem são as personagens e nisso muitas vezes os fotógrafos se perdem, as vezes fica difícil identificar quem é o dono da silhueta, tem algum outro objeto escuro invadindo o contorno do modelo ou identificar o gênero da pessoa retratada.

Quando eu listo acima a necessidade de um fundo neutro, não digo que é preciso ser branco, o fundo mais usado para esse tipo de foto é o céu, mas não podemos deixar que nada invada a silhueta do nosso modelo distorcendo sua forma, então sempre ficar de olho em postes, antenas, árvores, etc.

E suas formas tem que ser bem observados, no caso de um casal de homem e mulher, é importante poder identificar quem é o homem e quem é a mulher na cena, parece óbvio, mas muitas vezes a pose não é construída para que isso fique evidente e a foto acaba sendo perdida.

Vamos ao estudo de caso:

Aqui temos a mostra de um fundo que não disputa com a modelo, não há nenhum outro elemento concorrendo com ela e sua forma está muito bem definida. Como a modelo tinha um cabelo curto, usamos alguns artifícios pra evidenciar sua feminilidade, tais como, a sandália na mão, o grande brinco de argola e a pose forte, inclinada, com o quadril fora do eixo. Claro, essas idéias servem pra esta foto pois era o que buscávamos, se o conceito da imagem é outro, a pose tem que ser diferente também.

Outro ponto muito importante de ser citado é a importância do braço esquerda estar deslocado o suficiente do corpo pra fazer uma pequena brecha que deixa passar luz, caso não houvesse, ficaria difícil imaginar qual eram os limites braço e corpo, dando uma sensação que a modelo é mais larga do que realmente é.

Agora no ponto técnico, para conseguir esta foto, basta posicionar a modelo de costa pro sol, fotometrar no céu e fotografar, como nesse caso o sol já não estava intenso e tinha pouco lugar para a luz rebater, a modelo ficou subexposta nos dando o efeito silhueta que buscávamos.

Qualquer dúvida ou sugestão, basta deixar nos comentários. =)

Um comentário em “Manual da Silhueta Perfeita

Deixe um comentário